Gostaria de compartilhar algumas reflexões que realizamos na interdisciplina sobre as altas habilidades. O estudo dessa questão foi muito importante pois muitas vezes como professores podemos confundir mal comportamento com altas habilidades que podem produzir desinteresse do aluno. Assim estar atentas para a questão das altas habilidades é muito importante para auxilar os alunos a desenvolverem tais aptidões.
No texto que lemos para interdisciplina a autora aponta que: "Um olhar para as diferenças pode favorecer um ensino mais individualizado e combinar pessoas com habilidades diferentes de modo mais flexível, atendendo ao verdadeiro princípio da inclusão" (BARRETO, p. 1, 2008)
Com base no que o texto aponta podemos compreender que um trabalho pedagógico que busque se constituir inclusivo precisa estar atento as individualidades do aluno, buscando estratégias para auxilia-lo a desenvolver tais habilidades, mas também auxiliar os diferentes alunos com diferentes habilidades a conviver e compartilhar um espaço comum com respeito e solidariedade.
Fonte: SÃO PAULO (Estado). Secretaria da Educação. Um olhar para as altas habilidades: construindo caminhos/Secretaria da Educação, CENP/CAPE; organização, Christina Menna Barreto Cupertino. – São Paulo: FDE, 2008.