terça-feira, 7 de novembro de 2017

Piaget e os estágios de desenvolvimento

Nessa semana gostaria de comentar sobre os estudos realizados na interdisciplina de desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II. Nas atividades da interdisciplina estamos sendo desafiadas a estudar e aprofundar nossos conhecimentos sobre a teoria piagetina. Um dos textos que estudamos sobre os estágios de desenvolvimento intelectual da criança e do adolescente Piaget  descreve cuidadosamente como o conceito de estágio deve ser compreendido na sua teoria. 
Acredito que será a partir de uma delimitação bem definida do conceito de estágios que o autor irá desenvolver sua teoria sobre o desenvolvimento cognitivo. Para Piaget a noção de estágio deverá respeitar 05 pressupostos, o primeiro consiste em considerar que eles devem respeitar uma ordem de sucessão e aquisição que será constante, assim a aprendizagem dependerá das experiências anteriores do sujeito e do meio social. O segundo refere-se ao que o pesquisador denominou como caráter integrativo, ou seja, as estruturas construídas numa idade se tornarão partes integrantes das estruturas na idade seguinte. O terceiro pressuposto consiste na estrutura de conjunto, cada estágio contemplará uma série de habilidades. O quarto é que será necessário considerar que cada estágio comporta um nível de preparação e um nível de acabamento. E o quinto é que existem diversos graus de estabilidade no nível de acabamento. 
Após essa descrição o autor irá então descrever o período da inteligência sensório- motor que será o primeiro período e se estenderá do nascimento até o aparecimento da linguagem, que o autor subdivide em seis estágios: 1- exercícios de reflexo (até 1 mês) 2- primeiros hábitos ( 1 até 4 meses e meio) 3- Coordenação da visão e preensão ( 4 meses e meio a 8- 9 meses) 4- Coordenação dos esquemas secundários (até 11- 12 meses) 5- diferenciação de esquemas de ação por reação circular terciária (até 18 meses) 6- Começo da interiorização dos esquemas e solução de alguns problemas (até 24 meses). O autor também descreve o período de preparação das operações concretas de classes, relações e número que se estenderia dos 2 anos até os 12 anos e estaria dividido em dois subperíodos: 1- Representações pré- operatórias 2- Operações concretas. E o terceiro e último período das operações formais. 
Referências: 
PIAGET, Jean. A epistemologia genética: Sabedoria e ilusões da filosofia. São Paulo: Abril cultura, 1983. 

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