segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Reflexões sobre a inclusão escolar

Minha reflexão dessa semana tem como foco a interdisciplina: "Educação de Pessoas com Necessidades Especiais". Nessa interdisciplina fomos convidadas a repensar como compreendemos e pensamos a inclusão da pessoa com deficiência a partir de um texto e de um vídeo da professora Izabel Maior. 
Esse ano assumi o desafio de trabalhar em uma sala de recursos atendendo no contra turno os alunos com deficiência da escola onde atuo. As turmas da minha escola que têm em seu quadro alunos com deficiência são as turmas de terceiro ano que é composta por 13 alunos e tem uma aluna com paralisia cerebral e um aluno com deficiência intelectual. A turma de quarto ano que tem 15 alunos e um aluno com deficiência intelectual. A turma do sexto ano que tem 24 alunos e um aluno com paralisia cerebral e um aluno com deficiência intelectual. E a turma do oitavo ano com 17 alunos, sendo duas com diagnóstico de deficiência intelectual. Ao todos são 7 alunos com deficiência: dois com paralisia cerebral e 5 com deficiência intelectual em nossa escola. 
Os alunos estão incluídos na rotina escolar e na turma em que estão matriculados, participando das atividades e passeios propostos. Hoje mesmo foi realizado um passeio para a festa do município onde os alunos ganharam ingressos para brincar no parque de diversões. O parque não tinha acessibilidade para nossa aluna com cadeira de rodas. Mas os colegas ajudaram, em alguns momentos foi necessário pegar a aluna no colo, mas ela andou em todos os brinquedos junto com a turma. Era visível a felicidade dela por estar incluída na atividade com os seus colegas. Como aponta o texto da professora Izabel Maior "a história e o novo conceito de deficiência, mostram a evolução das sociedades para o respeito às diferenças individuais" acredito que a inclusão dos alunos no sistema regular de ensino é um grande passo nessa caminhada. Para encerrar essa postagem gostaria de trazer uma questão que a professora Izabel Maior nos faz no vídeo: "Como podemos desconstruir o que o estigma acarreta?" De acordo com Izabel Maior o estigma é o que leva a não aceitação do outro na forma que o outro é. 
Assim acredito que um dos papéis de uma educação inclusiva deve ser a desconstrução desses estigmas para construirmos uma sociedade mais acessível e igualitária.
Encerro essa postagem com alguns registros da atividade relata anteriormente: 


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