quinta-feira, 1 de outubro de 2015

A Maquinaria Escolar

"Aqui se procurará mostrar que a escola primária, enquanto forma de socialização privilegiada e lugar de passagem obrigatória para as crianças das classes populares, é uma instituição recente cujas bases administrativas e legislativas contam com um pouco mais do que um século de existência" (Julia Varela e Fernando Alvarez- Uria)

A postagem de hoje é motivada pela leitura que realizamos na disciplina de história do texto: "A maquinaria escolar" escrito pelos pesquisadores Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria.

A partir da leitura deste, pude compreender a escola moderna como uma INVENÇÃO. Que teve sua criação a partir de um conjunto de dispositivos(definição de um estatuto da infância, emergência de um espaço físico destinado para educação das crianças, aparecimento de um corpo de especialistas, destruição de outros modos de educação, institucionalização propriamente dita da escola) e com base em um objetivo.

Ao entender que a educação escolarizada foi institucionalizada com base nesses dispositivos e com um objetivo especifico, me pergunto: Poderíamos pensar a Educação escolarizada de outros modos? Como a música do grupo Pink Floyd, que eu escolhi para abrir essa postagem nos afirma "Nós não precisamos de Educação!": será que não precisamos de Educação? Ou não precisamos de uma educação homogeneizadora e precisamos urgentemente pensar em outros modos de Educação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário