sábado, 24 de outubro de 2015

Freud explica...


Nas atividades da disciplina de Psicologia temos estudado de forma bastante intensa o pensamento de Freud e como ele tem constituído muitas das formas como temos pensado a Educação contemporaneamente.
Usei essa frase: "Freud explica..." para abrir essa postagem, porque ela me parece bem emblemática e a partir das reflexões realizadas nas disciplina pude compreender porque o pensamento Freudiano tomou tanta proporção e porque utilizamos essa frase hoje com tanta frequência.

Freud ao descrever o que ele chama de ID, EGO e SUPER-EGO vai explicar que enquanto o Ego é ligado de forma direta com o meio externo, o super-ego tem uma relação direta com o mundo interno do ID.
Assim podemos pensar que o super-ego seria a censura das pulsões que a sociedade e a cultura impõe ao ID.

Compreender como esses mecanismos funcionam, e operam nos ajudam a compreender muitas das formas como temos nos constituídos como sujeitos. Freud, ao inventar/descrever o inconsciente mostra que muitas de nossas ações podem ocorrer por algum motivo que não nos parece evidente de imediato.

Por isso que quando agimos de alguma forma, que não havia sido pensada previamente, e após ao racionalizar encontramos um motivo para tal equivoco utilizamos a expressão: "Freud explica..."


Nenhum comentário:

Postar um comentário