sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Sistema de escrita X Sistema de desenho





Nessa semana realizei a leitura do texto Ver, Criar, Compreender escrito por Analice Dutra Pillar.
Nesse texto a autora enfoca algumas relações entre os processos de desenho e de escrita. Para estabelecer essa relação ela toma como base as estratégias de representação construídas pelas crianças para se apropriarem desses sistemas.
A autora apresenta no texto os estágios do desenho infantil a partir de Luquet que seriam: 1- Realismo Fortuito: A criança faz marcas na superfície pelo prazer visual. 2- Desenho voluntário: Tem intenção de representar o seu meio através do desenho. 3- Incapacidade sintética: Constrói formas diferenciadas para cada categoria de objetos. 4- Realismo Intelectual: criança procura se expressar de forma mais ampla e rica. 5- Realismo visual: criança busca desenhar o que percebe visualmente dos objetos.
Após a criança diferenciar as marcas gráficas da escrita e da leitura ela começa a desenvolver ambos os sistemas, esse estágio é denominado pela autora a partir dos estudos de Emília Ferreiro como nível pré- silábico onde a criança inicialmente utiliza grafismos primitivos e depois começa a construir hipóteses relativas a: quantidade de letras, repertório e posição que ocupam. O próximo estágio seria o nível- silábico onde a criança estabelece uma relação entre a escrita e a pronuncia de palavras. Depois seria o nível silábico- alfabético onde a criança ao entrar em conflito com a hipótese silábico começa a compreender que precisa utilizar mais letras (estágio de transição). No nível alfabético a criança abandonaria o nível silábico e começaria a escrever um grafema para cada fonema.
Ao analisar a relação entre esses sistemas a autora vai mostrar que: “O desenho começa como uma escrita e a escrita como um desenho”. 

Após ler o texto lembrei de uma experiencia pedagógica que realizei com uma turma de primeiro ano. As quatro imagens que abrem essa postagem são dessa atividade. 

Na primeira imagem temos a receita de um brigadeirão, na receita encontramos tanto os ingredientes escritos, bem como gravuras representativas destes.
Assim pude levar os alunos a refletir sobre a diferença entre o sistema de escrita e de desenho.
Os alunos eram chamados até o quadro para identificar, onde estava escrito algumas das palavras e através de hipóteses e com ajuda da professora e dos colegas circulavam estas palavras.
Após fomos até o mercado para comprar os ingredientes e fazer a receita.
Acredito que nessa atividade em diversos momentos ao alunos tiveram a oportunidade de desenvolver o sistema de escrita, compreendo e distinguindo do sistema de desenho.


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