Nessa semana realizei a leitura do texto Ver, Criar, Compreender escrito por Analice Dutra Pillar.
Nesse
texto a autora enfoca algumas relações entre os
processos de desenho e de escrita. Para estabelecer essa relação ela toma como
base as estratégias de representação construídas pelas crianças para se
apropriarem desses sistemas.
A
autora apresenta no texto os estágios do desenho infantil a partir de Luquet
que seriam: 1- Realismo Fortuito: A criança faz marcas na superfície pelo
prazer visual. 2- Desenho voluntário: Tem intenção de representar o seu meio
através do desenho. 3- Incapacidade sintética: Constrói formas diferenciadas
para cada categoria de objetos. 4- Realismo Intelectual: criança procura se
expressar de forma mais ampla e rica. 5- Realismo visual: criança busca
desenhar o que percebe visualmente dos objetos.
Após
a criança diferenciar as marcas gráficas da escrita e da leitura ela começa a
desenvolver ambos os sistemas, esse estágio é denominado pela autora a partir
dos estudos de Emília Ferreiro como nível pré- silábico onde a criança
inicialmente utiliza grafismos primitivos e depois começa a construir hipóteses
relativas a: quantidade de letras, repertório e posição que ocupam. O próximo
estágio seria o nível- silábico onde a criança estabelece uma relação entre a
escrita e a pronuncia de palavras. Depois seria o nível silábico- alfabético
onde a criança ao entrar em conflito com a hipótese silábico começa a
compreender que precisa utilizar mais letras (estágio de transição). No nível
alfabético a criança abandonaria o nível silábico e começaria a escrever um
grafema para cada fonema.
Ao
analisar a relação entre esses sistemas a autora vai mostrar que: “O desenho
começa como uma escrita e a escrita como um desenho”.
Após ler o texto lembrei de uma experiencia pedagógica que realizei com uma turma de primeiro ano. As quatro imagens que abrem essa postagem são dessa atividade.
Na primeira
imagem temos a receita de um brigadeirão, na receita encontramos tanto os
ingredientes escritos, bem como gravuras representativas destes.
Assim pude levar
os alunos a refletir sobre a diferença entre o sistema de escrita e de desenho.
Os alunos eram
chamados até o quadro para identificar, onde estava escrito algumas das
palavras e através de hipóteses e com ajuda da professora e dos colegas
circulavam estas palavras.
Após fomos até o
mercado para comprar os ingredientes e fazer a receita.
Acredito que
nessa atividade em diversos momentos ao alunos tiveram a oportunidade de
desenvolver o sistema de escrita, compreendo e distinguindo do sistema de
desenho.
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