Quando entrei no curso tinha uma compreensão bastante simples relacionada aos jogos. Basicamente conhecia os jogos de regra e eram esses que utilizava no meu trabalho pedagógico. Ao longo do curso e especialmente a partir das contribuições dos estudos da teorização piagetiana pude compreender que o jogo acompanha todo o desenvolvimento infantil e conhecer as diferentes fases acerca do desenvolvimento, bem como os jogos de cada período tem sido importante na minha organização pedagógica e nas propostas que ofereço aos meus alunos.
Sendo assim compreendi que na Educação Infantil devemos privilegiar o trabalho com jogos de exercício e jogos simbólicos pois as crianças estão no período sensório- motor e pré- operatório. Com os bebês o trabalho será com jogos de exercício onde a criança inicialmente realizam uma ação com um objetivo e após repete várias vezes pelo prazer de continuar o exercício. A partir dos dois anos devemos estimular o jogo simbólico onde a criança irá usar símbolos em suas brincadeiras através da imitação. Já a partir dos 7 anos a prioridade no nosso planejamento deve ser os jogos de regras, onde todos devem respeitar as regras para assim desenvolver a cooperação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário