segunda-feira, 23 de outubro de 2017

Escola: laboratório ou auditório?


     Abro a postagem de hoje com o vídeo do professor Fernando Becker onde ele convida aos professores a refletirem sobre suas práticas pedagógicas a partir de uma provocação: "Menos auditório, mais laboratório". 
    O pesquisador e professor Fernando Becker é considerado um destaque na área de Educação no Brasil. O professor tem se dedicado a dois importantes pensadores para o campo educacional: Paulo Freire e Jean Piaget. O professor nesse vídeo defende a escola e a aula como laboratório e não auditório. Pois, enquanto no auditório apenas se transmite o que já se sabe. No laboratório ao contrário, lá se exerce a intuição e a experimentação. Assim o aluno não é concebido como um receptáculo de conhecimentos mas produtor ativo do seu processo de aprendizagem.      De acordo com o professor a escola tradicionalmente tem utilizado dois verbos: copiar e repetir. Ao revistar as obras de Freire e Piaget o professor nos oferece outros verbos para pensar a Educação como: interagir, indagar, experimentar, testar, sentir, cooperar, descobrir, ultrapassar. Enquanto a sala de aula como auditório tende a banalizar as metodologias cientificas pois desconhece como as ciências produzem conhecimentos novos. A sala de aula como laboratório parte da ação do sujeito, não uma ação comandada, mas uma ação espontânea.


Um comentário:

  1. Olá! ótima postagem que faz relação importante entre o conhecimento teórico e a produção e pesquisa em educação. Estamos diretamente na sala de aula, e possuímos um rico espaço para produzir e realizar ciência. Parabéns!
    Att Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador VI
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir