Abro a postagem de hoje com o vídeo do professor Fernando Becker onde ele convida aos professores a refletirem sobre suas práticas pedagógicas a partir de uma provocação: "Menos auditório, mais laboratório".
O pesquisador e professor Fernando Becker é considerado um destaque na área
de Educação no Brasil. O professor tem se dedicado a dois importantes
pensadores para o campo educacional: Paulo Freire e Jean Piaget. O professor
nesse vídeo defende a escola e a aula como laboratório e não auditório. Pois, enquanto no auditório apenas se transmite o que já se sabe. No laboratório ao
contrário, lá se exerce a intuição e a experimentação. Assim o aluno não é
concebido como um receptáculo de conhecimentos mas produtor ativo do seu
processo de aprendizagem. De
acordo com o professor a escola tradicionalmente tem utilizado dois verbos:
copiar e repetir. Ao revistar as obras de Freire e Piaget o professor nos
oferece outros verbos para pensar a Educação como: interagir, indagar,
experimentar, testar, sentir, cooperar, descobrir, ultrapassar. Enquanto a sala
de aula como auditório tende a banalizar as metodologias cientificas pois
desconhece como as ciências produzem conhecimentos novos. A sala de aula como
laboratório parte da ação do sujeito, não uma ação comandada, mas uma ação
espontânea.
Olá! ótima postagem que faz relação importante entre o conhecimento teórico e a produção e pesquisa em educação. Estamos diretamente na sala de aula, e possuímos um rico espaço para produzir e realizar ciência. Parabéns!
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador VI
PEAD UFRGS