quarta-feira, 4 de outubro de 2017

E o pensamento crítico? Tem espaço nas redes sociais?



Na interdisciplina de Filosofia da Educação temos realizados execícios sobre a importância de exercitarmos um pensamento crítico. Hoje gostaria de compartilhar um exercício que fizemos sobre essa temática a partir de uma entrevista com o historiador Leandro Karnal sobre o Impacto das redes sociais na vida das pessoas.

No vídeo o historiador Leandro Karnal nos ajuda a olhar para as novas relações entre as pessoas pelas redes sociais rompendo com a dicotomia melhor ou pior, e apenas observar que tais relações tem se transformado ao longo do tempo. Mesmo mostrando que nos espaços virtuais teríamos muitas informações, mas não necessariamente espaços de formação ele aponta para as possibilidades de igualização de acesso e de produção de conhecimento que não fica mais restringida a círculos fechados e a uma elite intelectual. Assim as redes sociais podem estar contribuindo e auxiliando na democratização do conhecimento e não apenas na banalização deste. Claro que aqui é importante assumirmos um pensamento crítico no sentido que Marilena Chauí (2000, p. 20) aponta “a tarefa da crítica não é trazer verdades para se opor à falsidade; mas realizar um trabalho interpretativo com relação a pensamentos e discursos dados”. Assim acredito que ao olharmos para o impacto das redes sociais na vida das pessoas, podemos assumir uma postura como a de Karanal e ao invés de acusar ou comemorar, observar com atenção o que é dito e os efeitos que determinados usos tem produzido. Assim acredito que a utilização das redes sociais pode estar articulada a uma concepção de educação bancária que como aponta Hunhe (2000, p. 14): “Não estimula. Ao contrário, sua técnica reside, fundamentalmente, em matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, sua criatividade” ou ao contrário pode produzir, fomentar e instigar a curiosidade do seu usuário.

Referências: 

CHAUI, Marilena. O trabalho da critica do pensamento. In: HUHNE, Leda Miranda. Metodologia Científica: cadernos de textos e técnicas. Rio de Janeiro, Agir: 2000.

HUHNE, Leda Miranda. O ato de estudar (Apresentação a partir do texto de Paulo Freire). In: HUHNE, Leda Miranda. Metodologia Científica: cadernos de textos e técnicas. Rio de Janeiro, Agir: 2000.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário