Na interdisciplina de Filosofia da Educação temos realizados execícios sobre a importância de exercitarmos um pensamento crítico. Hoje gostaria de compartilhar um exercício que fizemos sobre essa temática a partir de uma entrevista com o historiador Leandro Karnal sobre o Impacto das redes sociais na vida das pessoas.
No vídeo o historiador Leandro Karnal nos ajuda a olhar para
as novas relações entre as pessoas pelas redes sociais rompendo com a dicotomia
melhor ou pior, e apenas observar que tais relações tem se transformado ao
longo do tempo. Mesmo mostrando que nos espaços virtuais teríamos muitas informações,
mas não necessariamente espaços de formação ele aponta para as possibilidades
de igualização de acesso e de produção de conhecimento que não fica mais
restringida a círculos fechados e a uma elite intelectual. Assim as redes
sociais podem estar contribuindo e auxiliando na democratização do conhecimento
e não apenas na banalização deste. Claro que aqui é importante assumirmos um
pensamento crítico no sentido que Marilena Chauí (2000, p. 20) aponta “a tarefa
da crítica não é trazer verdades para se opor à falsidade; mas realizar um
trabalho interpretativo com relação a pensamentos e discursos dados”. Assim
acredito que ao olharmos para o impacto das redes sociais na vida das pessoas,
podemos assumir uma postura como a de Karanal e ao invés de acusar ou
comemorar, observar com atenção o que é dito e os efeitos que determinados usos
tem produzido. Assim acredito que a utilização das redes sociais pode estar
articulada a uma concepção de educação bancária que como aponta Hunhe (2000, p.
14): “Não estimula. Ao contrário, sua técnica reside, fundamentalmente, em
matar nos educandos a curiosidade, o espírito investigador, sua criatividade”
ou ao contrário pode produzir, fomentar e instigar a curiosidade do seu
usuário.
Referências:
CHAUI, Marilena. O trabalho da critica do pensamento. In:
HUHNE, Leda Miranda. Metodologia Científica: cadernos de textos e técnicas. Rio
de Janeiro, Agir: 2000.
HUHNE, Leda Miranda. O ato de estudar (Apresentação a partir
do texto de Paulo Freire). In: HUHNE, Leda Miranda. Metodologia Científica:
cadernos de textos e técnicas. Rio de Janeiro, Agir: 2000.
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