Primeiramente nós estudamos o material: “Orientações e ações para a Educação das Relações Étnico- Raciais” que apresenta várias sugestões de atividades que podem ser realizadas com alunos em diferentes níveis de ensino.
Optei por realizar uma prática pedagógica sugerida na página 47 onde os autores apontam para a importância de na Educação Infantil as professoras terem acesso aos conhecimentos que explicam a existência das diferentes características físicas das pessoas (cor de pele, texturas dos cabelos, formato do nariz) e valorizem tais diversidades.
Assim os autores sugerem quem uma forma de possibilitar uma visão positiva a respeito dos traços físicos das pessoas é trazer informações e histórias sobre os penteados em diversas culturas. Ainda de acordo com os autores é importante ressaltar que: “fazer tranças faz parte da tradição da população negra desde tempos antigos no continente africano, assim como em diversas regiões do Brasil.” (MEC, 2006, p. 47)
A proposta que realizei com a minha turma foi dividida em quatro momentos, antes cabe destacar que não sou professora titular dessa turma, pois este ano estou trabalhando no Atendimento Educacional Especializado, sendo assim realizei essa atividade em uma turma de primeiro ano onde tem um aluno que é atendido em minha sala. Outro destaque importante refere-se a localização da escola que é localizada em uma região Quilombola.
Sendo assim a primeira atividade foi a leitura da história: O Cabelo de Lelê
Após assistimos um vídeo no youtube onde a história é
contada:
Na segunda atividade realizamos uma roda e conversamos sobre
a história, os alunos levantaram várias hipóteses sobre os cabelos e também
comparamos os diferentes tipos de cabelos que temos em nossa turma.
Na terceira atividade aprendemos e cantamos a música: “Menina
do cabelo crespo”
A última atividade foi a visita de uma cabelereira da
comunidade que fez tranças nas meninas da turma. Todos adoraram a atividade e
forma muito felizes com as tranças para casa. Cheios de conhecimentos sobre a
importância de respeitarmos e valorizarmos as diferenças.
Referências:
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC), Secretaria da Educação
Continuada, Alfabetização e Diversidade. Orientações e Ações para Educação das
Relações Étnico-Raciais. Brasília: SECAD, 2006.
Olá! Ótima prática pedagógica! Que bom o município vem contribuindo com sugestões de atividades e como abordar o tema na sala de aula. Parabéns por compartilhar conosco essa prática, imagino as crianças gostando de conhecer e aprender. A visita no salão deveria estar bem interessante! Parabéns!
ResponderExcluirAtt Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador VI
PEAD UFRGS