quinta-feira, 7 de setembro de 2017

Multiculturalismo e uma proposta pedagógica pautada na diferença

Resultado de imagem para educação multicultural

Nessa semana gostaria de fazer uma reflexão a partir de um texto que estudamos na interdisciplina: Escola, Cultura e Sociedade: abordagem sociocultural e antropológica. 
O texto escrito pela professora Vera Candau, sobre sociedade, cotidiano escolar e cultura(s), apresenta uma problemática da educação multicultural a partir de um ponto de vista conceitual e prático. 
A autora após descrever várias práticas pedagógicas destaca a dificuldade de identificar propostas educativas concretas que possam ser classificadas no âmbito do multiculturalismo. De acordo com Candau o que se observou foram a adição de alguns conteúdos, a ressignificação de algumas comemorações ou algumas práticas esporádicas sem afetar a globalidade do currículo ou desenvolver:

 "processos de construção de identidades culturais em que se fortaleçam a auto-estima e o autoconceito dos alunos provenientes de grupos excluídos e discriminados.” (CANDAU, 2002, p.  157)

Após essa reflexão lanço algumas questões que começaram a me inquietar como professora e futura pedagoga: como o Brasil um país de cultura tão rica e variada não fomenta e produz em suas escolas práticas pedagógicas multiculturais? Será que nossas práticas seguem sendo homogeneizantes e padronizadas? Qual possibilidade de construirmos práticas em nossas escolas voltadas para o multiculturalismo?

Encerro essa reflexão indicando o link de um blog que gosto muito intitulado: blogueiras negras. No texto que destaco a blogueira Barbara Paes nos pergunta: “Como as escolas perpetuam a violência contra as mulheres negras?” e no final marca que o papel do educador é contribuir positivamente para que a trajetória das estudantes negras [ e eu acrescentaria de todos os estudantes] seja bem sucedida. 

Vale a pena ler a matéria:
http://blogueirasnegras.org/2017/08/30/como-as-escolas-perpetuam-violencia-contra-mulheres-negras/

Referências: 

CANDAU, Vera Maria Ferrão. Sociedadecotidiano escolar e cultura(s): uma aproximação. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.79, pp.125-161.

Nenhum comentário:

Postar um comentário