Essa semana quero fazer algumas reflexões sobre o que temos estudado na interdisciplina de Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II.
Na primeira semana estudamos um texto muito importante que nos ajudou a compreender como diferentes campos teóricos e epistemológicos tem construído nossa compreensão acerca de como compreendemos a aprendizagem e os processos de aprender.
Para Fernando Becker e Tania Marques três grandes campos epistemológicos tem explicado historicamente nossas concepções acerca do que é aprender.
O primeiro campo apresentado pelos pesquisadores
refere-se a concepção gestaltista de aprendizagem onde circularia uma
compreensão de que os novos conhecimentos nasceriam de estruturas instantâneas
de percepção ou insight.
O segundo campo teria relação com a teoria do reforço,
onde acredita-se que a aprendizagem ocorre a partir da repetição de um modelo
que se impõe a ele como estímulo.
O terceiro campo seria o da Psicologia e
Epistemologias genéticas onde qualquer conquista do indivíduo dever-se-ia
exclusivamente a sua ação.
Para concluir os autores apontam que o processo de
aprendizagem estaria ligado radicalmente ao processo de desenvolvimento,
ocorrendo assim de patamar e patamar. Sendo assim caberia ao professor: “estar
atento aos conceitos espontâneos trazidos pelo aluno, ouvindo sua fala e
interpretando seus erros. A fecundidade dos desafios do professor depende, para
começar, dessa sua capacidade”.
Referências
BECKER, Fernando. MARQUES, Tania Beatriz. Aprendizagem humana: processo de construção.
In: Pátio. Revista Pedagógica. Ano IV, Nº. 15, p.58-61, nov. 2000/jan. 2001
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