quarta-feira, 27 de setembro de 2017

O que é aprendizagem e como aprendemos?

Resultado de imagem para aprendizagem

Essa semana quero fazer algumas reflexões sobre o que temos estudado na interdisciplina de Desenvolvimento e aprendizagem sob o enfoque da Psicologia II.
Na primeira semana estudamos um texto muito importante que nos ajudou a compreender como diferentes campos teóricos e epistemológicos tem construído nossa compreensão acerca de como compreendemos a aprendizagem e os processos de aprender.

Para Fernando Becker e Tania Marques três grandes campos epistemológicos tem explicado historicamente nossas concepções acerca do que é aprender.

O primeiro campo apresentado pelos pesquisadores refere-se a concepção gestaltista de aprendizagem onde circularia uma compreensão de que os novos conhecimentos nasceriam de estruturas instantâneas de percepção ou insight.

O segundo campo teria relação com a teoria do reforço, onde acredita-se que a aprendizagem ocorre a partir da repetição de um modelo que se impõe a ele como estímulo.
O terceiro campo seria o da Psicologia e Epistemologias genéticas onde qualquer conquista do indivíduo dever-se-ia exclusivamente a sua ação. 

Para concluir os autores apontam que o processo de aprendizagem estaria ligado radicalmente ao processo de desenvolvimento, ocorrendo assim de patamar e patamar. Sendo assim caberia ao professor: “estar atento aos conceitos espontâneos trazidos pelo aluno, ouvindo sua fala e interpretando seus erros. A fecundidade dos desafios do professor depende, para começar, dessa sua capacidade”.

Referências

BECKER, Fernando. MARQUES, Tania Beatriz. Aprendizagem humana: processo de construção. In: Pátio. Revista Pedagógica. Ano IV, Nº. 15, p.58-61, nov. 2000/jan. 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário