A primeira leitura foi do texto intitulado "La prática educativa. Cómo enseñar" escrito por Antoni Zabala e nos ajuda a pensar sobre as diferentes formas que como professoras podemos organizar os conteúdos.
Segundo o autor historicamente temos duas estratégias que tem sido utilizadas para a organização dos conteúdos. A primeira que ele nomeia como forma tradicional centrada em uma disciplina e outras que se organizam de forma mais interdisciplinar.
Em contrapartida à essas concepções o autor apresenta a proposta dos métodos globalizantes. A chave que articula tais métodos é que eles nunca tomam as disciplinas como ponto de partida. Assim nas palavras do autor:
"Os conteúdos das atividades e das unidades didáticas saltam de uma matéria para a outra sem perder continuidade"
Assim podemos identificar que a principal distinção nas abordagens apresentadas pelo autor constitui-se na concepção do papel do ensino que permeia cada uma delas. Se nos modelos disciplinares a prioridade básica seria as matérias e sua aprendizagem nos métodos globalizados a prioridade encontra-se na atenção aos alunos e suas necessidades.
A segunda leitura encontra-se extremamente articulada com a primeira, no texto "um mapa para iniciar um percurso" escrito por Fernando Hernández podemos encontrar uma defesa do autor a partir da concepção de projetos de trabalho. Nessa concepção caberia a nós professores compreender e construir uma escola como geradora de cultura e não só de aprendizagens e conteúdos.
A partir da sistematização a cima proposta podemos inferir que o trabalho por projetos não é simples, mas pode constituir-se como um desafio potente para aqueles que desejam construir a educação de novos modos.

Referências:
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na educação: os projetos de trabalho, 1998.
ZABALA, Antoni. La práctica educativa. Cómo enseñar. 2008.
Bom dia Renata!
ResponderExcluirSuas reflexões são pertinentes aos conteúdos abordados nas leituras realizadas.Sabemos que trabalhar com projeto é uma tarefa árdua, porém prazerosa principalmente quando os alunos se sentem sujeitos desse projeto. Abraços.
Olá! Ótimas reflexões sobre o contexto pedagógico. Você já trabalhou com algum método citado nas leituras? Quando cita Hernández, fala que ele trabalha por projetos. O que diferencia o trabalho de projetos com a as aulas da pedagogia tradicional?
ResponderExcluirBom estudo!
Att Glauber Moraes
Tutor Seminário Integrador V
PEAD UFRGS
Eixo 5 turmaB