sexta-feira, 14 de abril de 2017

Professor Reflexivo


As reflexões no Seminário Integrador V tiveram como estopim o texto: Formação Reflexiva de professores- estratégias de supervisão, escrito por Alcarão, 1996.

Nesse texto a autora Isabel Alcarão nos provoca a pensar que a formação de professores reflexivos tem uma relação estreita com a constituição de alunos reflexivos. Para a autora o pensamento reflexivo:

"[...] É uma capacidade. Como tal não desabrocha espontaneamente, mas pode desenvolver-se. Para isso, tem de ser cultivado e requer condições favoráveis para o seu desabrochar". (ALCARÃO, p.9, 1996)

Acredito que o nosso processo de formação de pedagogas no PEAD segue nessa linha argumentativa, onde não se parte de uma concepção espontaneísta de que em algum momento iremos tornar a nossa prática docente reflexiva por natureza, mas que precisamos de estímulo, reflexão e até um pouco de cobrança para que possamos tornar nossas práticas mais criticas e reflexivas.

Referências:

ALCARÃO, Isabel. Formação reflexiva de professores: estratégias de supervisão. Porto, Portugal, 1996.



Resultado de imagem para professor reflexivo












Nenhum comentário:

Postar um comentário