quinta-feira, 27 de abril de 2017

E os adultos? Como aprendem?

Na interdisciplina de psicologia da Vida adulta fomos provocadas a refletir sobre como ocorre a aprendizagem na vida adulta.

De acordo com as discussões realizadas e o material de apoio disponibilizado pelas professoras podemos chegar a conclusão de que o adulto assim como a criança e o adolescente não aprende ouvindo respostas prontas, aprende resolvendo problemas que dizem respeito ao mundo físico ou social em que vive, e lançando hipóteses sobre as transformações que  devem ser implementadas.

Também foi importante retomar as fases de desenvolvimento de Piaget que já havíamos estudado em outros eixos. Para Piaget os estágios de  desenvolvimento obedecem a uma ordem de sucessão constante e apresentam idades variadas.

Os estágios podem ser divididos em quatro, com base na teoria piagetiana: 1- sensório- motor, 2- pré-operatório, 3- operatório- concreto, 4-operatório- formal.

Nessa interdisciplina vamos estudar especialmente o pensamento operatório- forma, por ser esse onde as características cognitivas são encontradas na maioria das pessoas a partir dos doze anos. As principais características dessa fase são:

1- refletir para além do real presente
2- refletir sobre as possibilidades
3- elaborar teorias
4- construir sistemas
5- pensar sobre o próprio pensamento
6- fazer planos



Um comentário:

  1. Olá! Aborda importante contexto da interdisciplina. Através desses estudos estará preparada a desenvolver um trabalho pedagógico com adultos? Está conseguindo resolver sua inquietações sobre esse tema?

    Bom estudo em Psicologia!

    Abraços, Glauber Moraes
    Tutor Seminário Integrador V
    PEAD UFRGS

    ResponderExcluir