O que você viu na imagem a cima????
Um pato?
Ou um coelho?
Dependendo da forma de olhar para essa imagem poderemos ver um pato ou um coelho.
Utilizo essa provocação inicial, para realizar uma reflexão com base na discussão que realizamos no seminário integrador III, sobre a diferença entre ver e olhar.
Para sustentar a diferença entre essas duas ações, estudamos um material produzido com base no livro: “O olhar viajante”, escrito por Sério Cardoso.
Antes pensava que ver e olhar eram sinônimos, mas após acompanhar a discussão pude compreender
que essas são duas ações distintas.
Segundo o material ver teria uma relação com uma descrição passiva do que observamos,
consistiria então em um olho dócil e desatento apenas registrando as
materialidades do que é observado. Já olhar
apresentaria uma relação com às atividades e virtudes do sujeito que olha.
O olhar ao contrário da visão é alerta, tenso e atento.
Com essa diferenciação, podemos compreender que se vermos rapidamente a imagem a cima, veremos um pato, ou um coelho.
Mas um olhar alerta, tenso e atento, poderá perceber as duas imagens: O pato e o coelho.
Penso que essa é uma discussão muito pertinente para nós futuras pedagogas, afinal nós estamos vendo, ou olhando nossos alunos?
Encerro essa postagem com uma frase escrita por José Saramago que pode nos auxiliar a seguir essa reflexão:
Olá! A explicação apresentou-se de forma dialógica - apresentando exemplos e situações que transformam o nosso pensamento diante do tema. A apresentação com imagens, apresentando conceitos e explicando eles no contexto, apresentando sugestão de livros para ampliação de conhecimento sobre o tema. Para futuros profissionais ver e olhar faz parte do contexto - nem sempre uma sala barulhenta é uma sala de bagunça - depende do momento e da situação que está sendo desenvolvida na sala de aula. Quantas vezes erramos em julgar os momentos sem saber a verdadeira entrelinha?
ResponderExcluir