Na disciplina de ludicidade temos estudado e discutido, sobre a importância do brincar e do brinquedo para o trabalho pedagógico.
Como atuo na educação infantil, comecei a me perguntar sobre o quanto muitas vezes as salas são planejadas para os adultos e não para as crianças:com prateleiras altas, onde as crianças não possuem autonomia nem para escolher o brinquedo que desejam brincar, nem para guardar após o uso.
Na minha sala de aula, como os brinquedos não cabiam todos nas estantes e a escola, não tinha caixas plásticas para que os brinquedos pudessem ficar visíveis para os alunos eu organizei da seguinte forma: tirei fotos dos brinquedos, encapei caixas de papelão e na frente da caixa colei as fotos tiradas. Assim os alunos podem ver através da foto qual o brinquedo que está naquela caixa.
Todas as caixas ficam na altura das crianças, assim eles vão até as caixas para pegar os brinquedos que desejam a após também sabem onde guardar.
Compreendo que com essa organização pude auxiliar e incentivar o desenvolvimento da autonomia dos alunos. Nos primeiros dias em que eles podiam pegar qualquer brinquedo, eles ficaram um pouco em dúvida e após muitos não queriam guardar.
Mas aos poucos fomos trabalhando com as crianças a importância de mantermos a sala de aula organizada e de guardar os brinquedos após o uso e hoje eles já tem mais autonomia tanto para escolher o brinquedo, como para guardar depois do uso.
Veja algumas fotos da organização dos brinquedos na minha sala:
Nenhum comentário:
Postar um comentário