sábado, 16 de abril de 2016

Sobre a importância do brinquedo e do brincar na escola




Abro essa postagem sobre a importância do brinquedo e do brincar na escola, com duas imagens que retirei de uma busca realizada no google imagens para o descritor: "sala de educação infantil". 

Minha reflexão é gerada pela leitura da matéria escrita por Ana Gonzaga, intitulada "brinquedos - objetos com vida", publicada na revista Nova Escola, cuja leitura realizamos para a disciplina de Ludicidade.
Nessa matéria é destacado que o brinquedo é apenas um suporte e não possui um significado fechado, ao contrário ele está sempre aberto a novos significados.  E é justamente por causa dessa mistura entre: significados culturais e liberdade inventiva que é de extrema importância que as escolas tenham brinquedos ao alcance das crianças.

Fiquei então pensando, quantas escolas colocam: brinquedos, cartazes, materiais... sempre em armários altos e sem o alcance da criança e o quanto é importante que essa postura seja revista e cada vez mais encontremos salas como a da primeira imagem, onde os brinquedos estão verdadeiramente ao alcance das crianças.

Segundo a reportagem, quando: carrinhos, panelinhas, bonecas e blocos de construção são objetos do brincar as crianças ganham a chance de explorar a realidade, conhecer valores diferentes dos seus e inventar o próprio universo.

Encerro essa postagem com uma reflexão sobre quais espaços temos dado para as nossas crianças brincarem...



2 comentários:

  1. Olá! Refletir sobre o brincar é pensar em criar possibilidades para as crianças agirem com criatividade, imaginação e interação. Possibilitando também espaços de aprendizagem. A reflexão que deixa aberto entre infâncias e brincar é relevante e completa a postagem! Na sala de aula que você trabalha, como é organizado esses espaços de brincar?

    ResponderExcluir
  2. Ótima questão! Farei uma postagem mostrando um pouco dessa organização na minha sala!

    ResponderExcluir