No dia 10
de Outubro de 2016 realizei uma postagem sobre a importância da alfabetização
matemática. Nessa postagem realizei algumas reflexões a partir de um texto
estudo e trouxe essa citação:
"Por
tanto, alfabetizar matematicamente é ir além do saber escrever e ler um
algarismo, é construir na criança a percepção de quantidade e o símbolo.
Trazê-la para o mundo dos números requer muita atenção e vontade do
profissional". (LOURENÇO, BAIOCHI e TEIXEIRA, p.39, 2012).
Foi
extremamente importante retomar os estudos sobre o a alfabetização numérica nesse
momento em que estou fazendo meu estágio, buscando assim nas atividades
propostas trabalhar em uma compreensão ampliada para além do trabalho de apenas
“escrita e leitura dos números”. Como destaca o texto. Uma atividade bastante
significativa que realizamos nesse sentido foi o estudo e a construção de
gráficos com ao alunos como é possível observar em algumas imagens que
apresento:
LOURENÇO,
Edvânia Maria da Silva, BAIOCHI, Vivian Tammy. TEIXEIRA, Alessandra Carvalho. Alfabetização matemática nas
séries iniciais: O que é? Como fazer?. Revista da Universidade de Ibirapuera.
São Paulo, V.4, p. 32-39, Jul/Dez, 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário