No dia 07 de abril de 2017 realizei uma postagem teórica com base nos
estudos da disciplina de projetos em ação. Nessa postagem apresentei algumas
considerações sobre dois textos estudados na disciplina. O primeiro foi o texto intitulado "La prática educativa. Cómo enseñar"
escrito por Antoni Zabala afirmei na postagem que o texto:
“nos ajuda a pensar sobre as diferentes
formas que como professoras podemos organizar os conteúdos.Segundo o autor
historicamente temos duas estratégias que tem sido utilizadas para a
organização dos conteúdos. A primeira que ele nomeia como forma tradicional
centrada em uma disciplina e outras que se organizam de forma mais
interdisciplinarEm contrapartida à essas concepções o autor apresenta a
proposta dos métodos globalizantes. A chave que articula tais métodos é que
eles nunca tomam as disciplinas como ponto de partida” (excerto extraído da
postagem)
O segundo texto que me referi na
postagem foi "um mapa para iniciar um percurso" escrito por Fernando
Hernández e sobre esse texto destaquei:
“podemos encontrar uma defesa do
autor a partir da concepção de projetos de trabalho. Nessa concepção caberia a
nós professores compreender e construir uma escola como geradora de cultura e
não só de aprendizagens e conteúdos”.
Hoje realizando meu estágio foi muito importante
retomar essa postagem e pensar especialmente sobre o lugar que os conteúdos tem
ocupado na minha prática pedagógica. Tenho tentado desenvolver uma aprendizagem
que concebe e opera com os conteúdos de forma globalizante e permite que a
turma e cada aluno interaja com o conhecimento a partir das suas necessidades e
interesses.
Referências:
HERNÁNDEZ, Fernando. Transgressão e mudança na
educação: os projetos de trabalho, 1998.
ZABALA, Antoni. La práctica educativa.
Cómo enseñar. 2008.
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