quinta-feira, 6 de junho de 2019

Autonomia e criatividade (REFLEXÃO 8)


No dia 04 de Abril de 2018 fiz uma reflexão sobre a importância de estimular a autonomia e a criatividade dos alunos em Sala de aula. Nessa postagem escrevi assim:

“Na reflexão de hoje gostaria de relatar uma prática pedagógica desenvolvida na escola em que atuo articulada com as reflexões que estamos estabelecendo na interdisciplina de "Didática, planejamento e avaliação". 
Uma das atividades propostas pelas professoras foi após ler o texto: "O menininho" escrito por Helen Buckley, refletir sobre como as atividades que desenvolvemos em sala de aula possibilita que nossos alunos cresçam com autonomia e desenvolvam a criatividade” (excerto retirado da postagem)

Hoje realizando o estágio tenho compreendido cada vez mais a importância de realizarmos atividades com foco no desenvolvimento de tais habilidades. E certamente o trabalho com projetos auxilia nesse desenvolvimento pois como afirmam Hernández e Ventura (2017, p. 61):

"Definitivamente, a organização dos Projetos de trabalho se baseia fundamentalmente numa concepção da globalização entendida como um processo muito mais interno do que externo, no qual as relações entre conteúdos e áreas de conhecimento têm lugar em função das necessidades que traz consigo o fato de resolver uma série de problemas que subjazem na aprendizagem. Essa seria a ideia fundamental dos Projetos. A aprendizagem, nos Projetos de trabalho, se baseia em sua significatividade". 

HERNÁNDEZ, Fernando. VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Penso, 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário