A reflexão dessa semana tem como inspiração os estudos realizados sobre as teorias desenvolvidas por Piaget e Vigotski sobre o processo de construção de conhecimento e aquisição da linguagem. Embora muitas pessoas posicionem as teorizações dos pensadores como opostas, minha reflexão vai ao encontro de pensar possibilidades de articulação e de como as teorias de ambos são importantes para que possamos construir nossa caixa de ferramentas para o nosso trabalho como professoras.

De acordo com o
pesquisador Adrián Montoya (2006) podemos dividir os estudos piagetianos em
três fases. Os estudos iniciais do pesquisador podem ser caracterizados pela
busca da explicação acerca do progresso do pensamento infantil e suas
características. Nesses estudos evidencia-se a importância de fatores sociais e
culturais para o desenvolvimento do pensamento infantil. Na segunda fase,
encontram-se os estudos realizados por Piaget nas décadas de 30 e 40 “tiveram como propósito mostrar a
origem do pensamento nas coordenações gerais das ações, e a aquisição da
linguagem, no exercício da função simbólica” (MONTOYA, 2006, p. 122). Sobre
essa fase o pesquisador destaca que não significaria o abandono de Piaget pela
explicação social acerca do desenvolvimento do pensamento infantil, entretanto
observa-se uma integração em suas análises de fatores externos e internos como
importantes para esse desenvolvimento. Tais fatores foram considerados nos
estudos piagetianos como “aspectos indissociáveis e irredutíveis da ação
humana” (MONTOYA, 2006, p. 124). A terceira fase descrita por Montoya (2006)
acerca dos estudos piagetianos, refere-se aqueles realizados após às décadas de
30 e 40, onde ao realizar estudos com sujeitos com deficiência, o pesquisador
irá avançar em suas análises sobre o desenvolvimento do pensamento e reafirmar
suas hipóteses, mostrando que crianças cegas e surdas, onde foi possível
observar os mesmos estágios de evolução, com alguns atrasos temporais de
vivenciar tais estágios.
Os
estudos desenvolvidos por Lev Vigotski, conhecidos como Psicologia Histórico
Cultural, tiveram como foco a linguagem. Vigotski foi o primeiro psicólogo que
realizou articulações entre a cultura e o desenvolvimento de atividades
cerebrais que seriam estimuladas pela interação entre parceiros e mediada pela
linguagem. Seria a linguagem que tornaria o homem em humano. Poderíamos
destacar quatros conceitos chaves para compreender a teoria proposta pelo pensador:
interação, mediação, internalização e Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP).
Para o pesquisador mais do que o indivíduo aja sobre o meio, seria importante
que ele interaja. Essa seria uma das principais distinções entre o pensamento
de Piaget e Vigotski: ação X interação.
Acredito
que compreender as teorias de Piaget e Vigotski é extremamente importante para
que possamos primeiramente compreender como os processos de aquisição da
linguagem ocorrem, e também como se formam as estruturas de pensamento. Para
após podermos auxiliar nossos alunos a progredirem em suas hipóteses atuando
como mediadores desse processo. Seja com centralidade na ação, em alguns
momentos, seja com centralidade na interação em outros.
Referências:
MONTOYA, Adrián O. D. Pensamento
e linguagem: percurso piagetiano de investigação. Psicologia em estudo. v.11, n.1, p119- 127. Maringá: 2006. P-
119-122.
Lev Vigotski: desenvolvimento da
linguagem. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=_BZtQf5NcvE
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