Nessa postagem gostaria de compartilhar uma reflexão derivada dos estudos na interdisciplina de organização e gestão da Educação. Quero refletir sobre a importância de uma administração escolar que leve em conta os princípios da Gestão democrática em detrimento de um modelo de administração empresarial à ser aplicado nas escolas em nome de uma maior eficiência nos processos educacionais.
Com base nas discussões realizadas na interdisciplina e a partir dos diferentes exemplos apontados por nossas colegas nos fóruns podemos compreender que a gestão das instituições escolares tem se configurado de diferentes formas e com diferentes perspectivas. Mesmo que após as leituras realizadas aqui compreendamos que a gestão democrática seja um dos princípios da organização da educação assegurados pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. (9394/96)
Com base nas reflexões de Dourado et. al., que estudamos essa semana, sobre a organização da educação escolar no Brasil a partir de uma perspectiva da gestão democrática, podemos compreender que a administração mesmo que tradicionalmente ligada às ideias de controle, produtividade e eficiência característicos do modo de produção capitalista enquanto uma atividade essencialmente humana precederia a organização da sociedade sob uma ótica capitalista. Assim podemos compreender administração como uma utilização de recursos para atingir determinados fins. (PARO, 1999)
Assim uma escola deve ter um processo de administração que leve em conta a natureza do processo pedagógico da instituição escolar e não uma administração empresarial.
Nas últimas escolas onde tenho atuado, infelizmente, não percebo uma gestão que considere os aspectos e características do processo educacional. Na verdade tenho visto uma defesa por alunos, que são quase descritos como "clientes" que devem ter seus interesses contemplados e atendidos. Também observo uma cobrança da secretária de educação pela melhora de índices a partir de avaliações de larga escala e de atrelamento a melhorias nos planos de carreiras dos professores medidos pela "eficiência" do seu trabalho através desses resultados.
Considero assim discussões como essas importantes para que possamos compreender e refletir sobre as diferenças que devem ser consideradas no trabalho de gestão educacional.
DOURADO, Luiz Fernandes. MORAES, Karine Nunes de. OLIVEIRA, João Ferreira. Gestão Escolar Democrática: definições, princípios, mecanismos de sua implementação. 13 p. Disponível em:< https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1224443>. Acesso em 30 maio 2017.
DOURADO, Luiz Fernandes. MORAES, Karine Nunes de. OLIVEIRA, João Ferreira. Gestão Escolar Democrática: definições, princípios, mecanismos de sua implementação. 13 p. Disponível em:< https://moodle.ufrgs.br/mod/resource/view.php?id=1224443>. Acesso em 30 maio 2017.

Olá! Pensar na gestão da escola e conseguir verificar o contexto faz a gente aprender na prática. Devemos lutar por uma escola democrática e que a comunidade escolar tenha voz nesse processo. Lute por esse ideal e faça o debate na tua escola. Abraços
ResponderExcluirGlauber Moraes
Tutor Seminário Integrador V PEAD UFRGS