quinta-feira, 1 de junho de 2017

Avanços e retrocessos: reflexões sobre a LDBEN

"Mexer na LDBEN é abrir o campo para novos retrocessos" (Jamil Cury)

Fomos convidadas pela interdisciplina de organização do ensino fundamental a assistir uma palestra com o professor Jamil Cury sobre as trajetórias na consolidação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação nacional.

O pesquisador desataca que nos último anos os grandes avanços que podem ser visíveis e devem ser destacados com relação a LDBEN referem-se a: 1- Educação Infantil; 2- respeito à diferença; 3- maior controle sobre a presença dos alunos

Após apresentar tais avanços o pesquisador também pergunta sobre quais modificações podem ocorrer e como tais modificações podem significar um retrocesso para a trajetória da nossa legislação brasileira da educação. Os pontos que devemos estar atentos de acordo com Cury são:

1- Qual impacto da reforma do Ensino Médio sobre a LDBEN?
2- O silêncio em torno do Plano Nacional de Educação
3- Base Nacional Curricular Comum
4- A proposição de uma "nova" LDBEN

Segundo o professor a LDBEN é um campo de disputas e interpretações, um espaço de perdas e ganhos, sendo assim, especialmente como professores e professoras, considerando o tempo sombrio que vivemos devemos estar atentos para tais questões.


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