Na disciplina de ludicidade, estamos estudando os diferentes tipos de
jogos que as crianças utilizam nos diferentes períodos de acordo com a teoria
piagetiana. Segundo Piaget o desenvolvimento infantil pode ser dividido em três
períodos e em cada período estaria presente um tipo de jogo.
Confira
a baixo uma síntese que eu produzi para a disciplina de cada um dos períodos
explicando os tipos de jogos e trazendo exemplos que podemos utilizar e/ou
estimular com nossos alunos:
Período
sensório motor (0 - 2 anos) - Jogos de exercício-
Nesse período as crianças realizam ações com um objetivo, após observar a ação
executada repetem várias vezes, não mais pelo objetivo inicial mas pelo prazer
de continuar o exercício- Exemplos: 1- jogos de colocar e tirar-
vários objetos e potes que a criança coloca e tira objetos. 2- jogos de
esconder e achar- coloca-se um pano que tapa o objeto e a criança tira o pano
para achar o objeto escondido. 3- Jogos de esconde-esconde-- a criança se esconde
(na maioria das vezes tapa só o rosto) e o adulto "acha" a criança.
Período Pré-operatório (2 à 7
anos)- Jogo
simbólico- Nesse período a criança usa símbolos em suas
brincadeiras através da imitação- Exemplos 1- caixa com sucatas- as crianças
exploram e constroem objetos e situações através das sucatas. 2- caixa com
fantasias- um pedaço de pano pode ser utilizado como capa de super herói, saia
de princesa, coberta para "tapar o bebê" e toalha para enfeitar a
mesa.
Período operatório concreto (a
partir dos 7 anos) - Jogos de regras- são caracterizados por um
conjunto de regras que deve ser respeitado por todos os participantes
desenvolvendo a cooperação. Exemplos- 1- caçador, 2- elástico, 3- sapata
Para compreendermos um pouquinho melhor cada um dos tipos de jogos, podemos também assistir esses vídeos de cada um dos tipos de jogos que selecionei no youtube:
Jogos de exercício:
Nesse vídeo, o bebê Artur brinca de se esconder atrás de uma cortina e após aparecer para os pais. É interessante observar que o bebê repete a ação várias vezes, mostrando prazer nessa repetição. Uma das características desta forma de jogar descrita pela teoria Piagetiana.
Jogo simbólico:
Nesse vídeo a menina Anna Luiza, brinca de casinha. É possível perceber que ela imita várias situações vivenciadas no cotidiano em seu brincar. Esse "imitação diferida" é descrita por Piaget como aquela em que a criança realiza a imitação na ausência do que está sendo imitado.
Jogos de regras:
Nesse vídeo vemos alguns adolescentes brincando de "rouba bandeira". É interessante observar como as sujeitos, criam estratégias, conversam entre si e cooperam para o desenrolar do jogo. Podemos também observar o quanto todos se envolvem e se divertem na atividade proposta. Podemos perceber no vídeo as características descritas por Piaget para o jogo de regras, pois é possível verificar que existe um conjunto de regras que todos os participantes respeitam e desenvolvem a cooperação.
Olá! A postagem faz referência a estudos teóricos, elenca conceitos e traz exemplos de situações! Parabéns! Conseguimos aprender também com a sua postagem!
ResponderExcluir