sábado, 14 de novembro de 2015
Afinal: quem nós somos?
Essa postagem é motivada pelo estudo dessa semana da disciplina de Psicologia. Nessa semana o tema que estamos estudando é: "Relação professor-aluno: o desejo de saber e transferência."
Assistimos um vídeo onde o professor Mario Eduardo Costa Pereira diz que a escola é fundamental não apenas como local onde irá ocorrer a transmissão de conteúdos e de preparação para uma profissão, mas também como local onde irá ocorrer a socialização fora da família.
O professor nos provoca a pensar que a criança nessa experiencia escolar vai levar no "pacote" um monte de coisas, entretanto muitas coisas não estarão nesse "pacote cultural" que a criança recebe.
Segundo Pereira o que não estaria no pacote seriam respostas para algumas questões como:
- De onde viemos?
- Para onde vamos?
- Qual o sentido da gente nesse mundo?
- Para que serve passar esse tempo que a gente passa no mundo?
- Qual o papel dos outros na nossa vida?
A criança não sai com respostas para essas perguntas da sua experiência escolar, mas ao mesmo tempo que ela herda essas questões da sua experiência ela também herda a necessidade de criar respostas(que são só suas) para essas questões.
Assim entendo que o papel da escola, seria oferecer ferramentas para que as crianças produzam essas respostas. Com base nessa pequena reflexão e inspirada pela charge da Mafalda, encerro essa postagem, com um questionamento:
-Como escola, estamos oferecendo ferramentas, para que nossos alunos construam uma resposta do que eles são, para além de um ser que precisa consumir para ser feliz e se relacionar?
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