Realizo essa postagem em uma data bastante importante. Terminei minha primeira semana de estágio e o conceito que mais fortemente apareceu nessa minha primeira semana foi o conceito de escolas democráticas.
Lembrei que no dia 07 de março de 2018, mais ou menos, um ano atrás, fiz uma postagem sobre esse tema aqui no blog motivada pelo documentário "Democratic Schools" produzido por Jan
Gabbert em 2006 que assistimos na disciplina do seminário integrador. Nessa postagem destaquei as concepções de educação bancária e problematizadora a partir de Freire e articulei a concepção de educação problematizadora com uma escola democrática.
Nessa semana em uma atividade do meu estágio que a princípio pode parecer bastante simples, a construção do quadro de certezas e dúvidas da nossa turma percebi o quanto o trabalho através de projetos se propõe a construção de uma pedagogia democrática. E para tanto senti a necessidade de estudar e compreender um pouco mais sobre esse conceito. Também inseri essa discussão sobre o conceito de escola e aulas democrática no pbworks do meu estágio.
De acordo com Michael Apple (2017) uma ação educativa democrática pressupõe que como ponto de partida para nossas propostas pedagógicas possamos interrogar sobre quem somos 'nós'. Para o pesquisador tal atitude exige "um conjunto de responsabilidades éticas, políticas e também educacionais" (APPLE, 2017, p.901). Acredito que a ação pedagógica de organizar uma proposta que parta dos interesses dos alunos e os ofereça condições de serem protagonistas nesse processo busca ir ao encontro da educação como uma ação democrática como nos propõe Apple. Outro pesquisador que tem se posicionado em defesa do ensino em prol da democracia James Beane (2017) defende que numa sala de aula democrática a questão chave é: quem tomará a decisão sobre quais assuntos serão estudados? o professor? o aluno? ou o professor e os alunos? Para Beane (2017, p. 1059) "Ensinar de modo democrático significa envolver jovens na tomada de decisões sempre que for possível, e à medida que for possível. Não importa o quanto o professor se sente restringido por diferentes exigências; dar voz aos alunos é um passo na direção democrática".
Acredito que essa semana consegui dar esse primeiro passo na direção de uma aula democrática. O exercício de construir com os alunos o quadro de dúvidas e certezas que orientará nossas investigações foi bastante importante nesse sentido.
APPLE, Michael. A luta pela democracia na educação crítica. Revista e- curriculum, v. 15, n.4, p. 894-926. São Paulo, out/dez, 2017.
BEANE, James. Ensinar em prol da democracia. Revista e- curriculum, v. 15, n. 4, p. 1050-1080. São paulo, out/ dez, 2017.
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