Imagem 1:
(Fonte: banco de
imagens da autora)
(Fonte: banco de
imagens da autora)
Na imagem 1 podemos
observar uma criança que utilizou um brinquedo de encaixe, que através do seu
brincar simbólico virou um binóculo, para observar algo. Na imagem 2, podemos
observar que o aluno observava um filhote de passarinho e podemos inferir que
esse passarinho havia caído de um ninho.
A atividade que foi
desenvolvida com a turma teve como início essa cena e foi organizada a partir
do olhar da professora para esse momento. Logo após esse registro várias
crianças juntaram-se ao redor do passarinho. A professora então estimulou que
as crianças criassem hipóteses orais para o motivo que levou o passarinho a
estar ali. Uma criança logo questionou: “prof. Onde está a mamãe dele?” Outra
perguntou “Onde é a casa dele?”, “Será que ele está doente?”. Então uma menina
apontou para um poste e disse “Ali!”. Os coleguinhas logo acharam o ninho. Como
não sabíamos o que fazer com o passarinho, nos dirigimos até a senhora que
trabalhava na cozinha, pois de acordo com as crianças ela saberia o que fazer.
Ela então nos orientou
a devolver o passarinho, mas envolver nossa mão com um pano para que o nosso
cheiro não ficasse no passarinho. Ela nos ajudou e devolveu o passarinho para o
ninho, com as crianças felizes aplaudindo. Após essa cena desenvolvemos uma
série de atividades sobre o tema. E foi visível o desenvolvimento da oralidade
dos alunos no momento de relatarem o que estávamos estudando. Inclusive os pais
observavam esse desenvolvimento em casa.
Após esse breve relato
busco articular com a teorização apresentada na semana passada podemos
perceber a importância do meio social apresentada por Vigotsky para o
desenvolvimento da linguagem de um lado, e as preocupações e explicações das
crianças com relação aos fenômenos sociais apresentadas por Piaget de outro. Penso
que nesse breve relato tais aproximações entre as teorias dos pensadores foi
possível e importante para o trabalho pedagógico desenvolvido.
Referências:
PEREIRA, Caciana Linhares. Piaget, Vygotsky and Wallon: contribuições
para o estudo da linguagem. Psicologia
em Estudo, v.17, n.2, p.277-286. 2012.
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