De acordo com a
professora Caciana Linhares Pereira uma das importantes contribuições das
teorias propostas por Vigotsky no que concerne o desenvolvimento da linguagem é
mostrar como na criança podemos observar um aspecto diferente na esfera
fonética e na esfera semântica. Enquanto na esfera fonética a criança avançaria
da parte para o todo pois primeiro ela começa por uma palavra e depois avança
articulando mais palavras entre si chegando a elaboração de frases. No aspecto
semântico essa operação ocorre no sentido oposto: “a criança parte do todo para
as unidades menores. A primeira palavra pronunciada pela criança não tem o
significado isolado da palavra, mas o significado de uma frase inteira. Com o
tempo, a criança passa a dividir o pensamento em unidades isoladas” (PEREIRA,
p. 281, 2012).
Ainda de acordo com
Pereira (2012, p. 284) as contribuições de Piaget para o campo da aquisição da
linguagem também são muito importantes, mesmo que o autor “não tome a linguagem
como constitutiva da inteligência e do pensamento, chegando mesmo a afirmar a
independência do desenvolvimento da inteligência em relação à linguagem”. Assim
a autora ira destacar como importante contribuição do pensador a construção de
“um rico material sobre o modo como a linguagem se relaciona com as
preocupações vitais na vida da criança” (PEREIRA, p. 285, 2012). Aqui
destaca-se as preocupações que Piaget evidencia em suas incursões empíricas das
crianças acerca das origens da vida e seus desdobramentos relativos à origem
dos seres vivos e outros fenômenos naturais.
Apresentados estes
princípios importantes acerca do desenvolvimento da linguagem na próxima semana irei apresentar uma atividade realizada com um aluno de uma turma
de educação infantil com dois anos de idade com foco no desenvolvimento da
linguagem.
Referências:
PEREIRA, Caciana Linhares. Piaget, Vygotsky and Wallon: contribuições
para o estudo da linguagem. Psicologia
em Estudo, v.17, n.2, p.277-286. 2012.
Nenhum comentário:
Postar um comentário