Ao decorrer das discussões realizadas no curso tenho compreendido que o trabalho através de projetos de aprendizagem tem como um dos principais objetivos a busca de informações, conhecimentos e aprendizagens que ajudem a esclarecer indagações e inquietações da nossa turma.
Para podermos utilizar essa metodologia estamos em uma etapa inicial com nossos alunos que é bem importante, essa etapa consiste em dois momentos: o primeiro onde realizamos um levantamento de questões de investigação e o segundo onde construímos o inventário de conhecimentos.
Para construir o inventário de conhecimentos precisamos responder a algumas perguntas:
- O que os alunos sabem?
- Com base em que fontes?
- O que é preciso esclarecer/ validar?
Assim com essas informações construímos o nosso quadro de certezas provisórias e dúvidas temporárias.
Esse é um momento de troca muito rico entre a turma e o professor e que se bem explorado poderá gerar muitos frutos.
Fonte:
FAGUNDES,
L. da C.; NEVADO, R. A. de; BASSO, M. V.; BITENCOURT, J.; MENEZES, C. S. de;
MONTEIRO, V. C. P. C. Projetos de Aprendizagem - Uma Experiência Mediada por
Ambientes Telemáticos. Revista
Brasileira de Informática na Educação.
Vol.
14, núm. 1, jan.-abril, 2006.
Nenhum comentário:
Postar um comentário