terça-feira, 1 de novembro de 2016

Trabalhando História com crianças pequenas...

"Se quisermos ajudar nossos alunos a se relacionarem ativamente com o passado, precisamos encontrar formas de ensiná-los, desde o começo, que iniciem o processo com eles e seus interesses, que envolvam uma “aprendizagem ativa” e pensamento histórico genuíno, mesmo que embrionário, de maneira crescentemente complexa." (COOPER, 2006, p. 174)

Nessa semana trabalhamos na interdisciplina de Estudos Sociais com o texto: "Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 03 a 08 anos", escrito por Hilary Cooper(2006). A leitura do texto foi bastante produtiva e me permitiu realizar uma reflexão sobre a importância do trabalho com História com crianças pequenas. Segundo a autora o ensino de História deve permitir que os alunos formulem hipóteses, avaliem, sustentem ideias com argumentos, ouçam os outros e reconheçam que às vezes não há resposta certa. 
O texto traz várias sugestões de atividades envolvendo o trabalho especialmente em três dimensões: Discussão sobre o tempo, trabalho com fontes e criando fatos do passado.
Compartilho um projeto desenvolvido com minha turma, onde mesmo eles sendo muito pequenos, 02 anos, foi possível desenvolver algumas dessas dimensões.
O projeto tem como objetivo revistar as tradições que são passadas de geração para geração. Assim as famílias são convidadas para visitar nossa escola e ensinar algo que faça parte da sua tradição familiar. Relato o dia que a mãe de um aluno foi nos ensinar a receita de um bolo que é feito há muitos anos por sua família. Ela trouxe o caderno de receita que era da sua vó e foi nos contando como aprendeu a fazer esse bolo. Depois todos fizemos o bolo e também realizamos um lanche coletivo para compartilhar o bolo com os outros colegas da escola. 

Referência:

COOPER, Hilary. Aprendendo e ensinando sobre o passado a crianças de 3 a 8 anos. Educar, Curitiba, v. Especial, p.171-190, 2006. Disponível em: <revistas.ufpr.br/educar/article/viewFile/5541/4055> Acesso em: 20 set. 2016.

Um comentário:

  1. Que lindo. Uma bela forma de unir teoria, prática e prazer no aprendizado. Certamente foi um show de aprendizado a todos os envolvidos. Parabéns!

    ResponderExcluir