segunda-feira, 28 de novembro de 2016

Quais são os nossos comprovantes de memória docente?

A reflexão dessa semana é provocada pela  questão que intitula essa postagem, lançada na interdisciplina de "Representação do mundo pelos Estudos Sociais".

Após lermos o texto: A fotografia como objeto e recursos de memória”, fomos convidadas a construir uma portfólio de fotografias da nossa memória docente. Confira alguns dos momentos da minha trajetória que escolhi para compor esse documento:



Ano de 2013- Atividade com o boneco de pano representando o guarda de trânsito, no projeto sobre os cuidados com o trânsito




Ano de 2014- visita a uma região Quilombola com a minha turma  e depois socializando  no fórum do município o projeto: “Existe lápis cor de pele?”



Ano de 2015- Visita da minha cachorra Lady parte integrante de um projeto sobre os animais



Ano de 2016- Registro do projeto: “O fusquinha cor de rosa”, onde debatemos sobre as relações de gênero na educação infantil
 
Optei construir meu portfólio de memórias docentes, registrando alguns dos projetos desenvolvidos nos últimos anos ao longo da minha trajetória docente.

Ao retomar essas fotografias, pude de alguma forma relembrar e reconstruir muitos momentos vividos como professora e me dei conta como tenho me constituído docente nessa trajetória: é no espaço da sala de aula e na minha relação com colegas, escola e principalmente com os alunos que tenho me constituído como professora diariamente. 

Encerro essa postagem com uma citação do texto estudado sobre a importância da fotografia :

É incontestável afirmar que a fotografia pode ser considerada um dos grandes relicários, documento/monumento, objeto portador de memória via e própria. Tomamos como exemplo os álbuns de família, fotos de viagens, retrato de uma antiga namorada. Com ela reassumimos nossa condição de existência; com elas descobrimos que podemos preservar a lembrança dos grandes momentos e das pessoas que nos são importantes: são referências da nossa história, elas existem para nunca deixarmos de lembrar destes momentos. (FELIZARDO, SAMAIAN, 2007, p. 207) 

Referência: 
FELIZARDO, Adair; SAMAIN, Etienne. A fotografia como objeto e recurso de memória. Discursos fotográficos. Londrina, v.3, n.3, p.205-220, 2007. Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/discursosfotograficos/article/view/1500/1246> Acesso em: 20 set. 2016.

Nenhum comentário:

Postar um comentário