segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Adição e subtração na Educação Infantil

No trabalho com o ensino e a aprendizagem de números e operações, o grande desafio seria encontrar um equilíbrio adequado entre fazer contas e justificar compreender minimamente os procedimentos utilizados. (BITTAR, FREITAS e PAIS, 2013, p. 20)

A reflexão dessa semana é motivada pelos estudos da interdisciplina de representação do mundo pela matemática. Nessa semana estudamos as possibilidades de trabalho com as quatro operações no Ensino Fundamental. No texto estudado essa semana, os autores apontam a importância de que o trabalho com a matemática deve extrapolar o ensino dos números e de fazer conta, mas sempre, levando em consideração a construção da hipótese dos alunos para a obtenção destes resultados. Ainda de acordo com o texto é importante que o ensino de matemática tome como ponto de partida os conhecimentos prévios das crianças, pois elas conhecem rudimentos das operações antes de entrar na escola.
Atualmente atuo como docente em uma turma de Educação Infantil, os alunos tem entre 2 e 3 anos de idade. Busco utilizar diariamente a matemática em nossas aulas. Uma das atividades que contempla as operações de adição e subtração é o momento da chamada. Temos um cartaz onde ficam ganchinhos com as fotos dos alunos. Todos os dias retiramos e colocamos em um pote as fotos dos alunos que não vieram. Neste momento busco explorar com os alunos o pensamento matemático através de perguntas: - Quantos meninos vieram? E meninas? E ao todo? Quanto coleguinhas tem na turminha? Quantos não vieram? Quantos temos hoje? Para responder as questões os alunos utilizam a contagem das plaquinhas com as fotos dos colegas, realizando além das operações de adição e subtração, atividades de classificação e seriação.
A leitura do texto me fez refletir sobre a importância do trabalho com os conceitos matemáticos, no dia a dia da sala de aula. A partir das reflexões propostas no texto pretendo ampliar o trabalho com tais conceitos explorando ainda mais os conhecimentos prévios das crianças e as hipóteses que elas utilizam para chegar nos resultados, pois como apontam os autores:

A aprendizagem matemática envolve compreensão e também habilidade e técnica. Ou seja, não podemos banir a prática da técnica, mas não acreditamos em técnica sem um pouco de compreensão. (BITTAR, FREITAS e PAIS, 2013, p. 47)

            Me encaminho para a conclusão dessa breve reflexão, com as palavras dos autores onde eles apontam a importância do trabalho com a matemática buscar uma articulação entre: compreensão, habilidade e técnica. Assim como professores devemos buscar contemplar tais dimensões em nosso fazer pedagógico.

Referências:
BITTAR, Marilena. FREITAS, José Luiz Magalhães. PAIS, Luiz Carlos. Técnicas e tecnologias no trabalho com as operações aritméticas nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.  SMOLE, Katia Stocco. MUNIZ, Cristiano Alberto (org.). A matemática em sala de aula. Porto Alegre: Penso, 2013.





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