segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Sobre alfabetização matemática...

"Por tanto, alfabetizar matematicamente é ir além do saber escrever e ler um algarismo, é construir na criança a percepção de quantidade e o símbolo. Trazê-la para o mundo dos números requer muita atenção e vontade do profissional". (LOURENÇO, BAIOCHI e TEIXEIRA, p.39, 2012).

Nesse semana estamos estudando sobre a importância de trabalharmos com a alfabetização matemática na Educação Básica. Assim estudamos vários conceitos. Essa semana a ênfase foi nos conceitos de CLASSIFICAÇÃO e SERIAÇÃO.

No texto estudado as autoras Lourenço, Baiochi e Teixeira(2012) com base em Toledo(1997) mostram que classificar é uma operação lógica de importância fundamental em nossa vida, pois nos ajuda a organizar a realidade que nos cerca.

também com base em Toledo, as autoras apontam que enquanto a classificação repete as semelhanças entre os elementos, a seriação trabalha mais com a diferenças. Nas palavras das autoras: "Quando estamos seriando os objetos estabelecemos entre eles uma relação de diferença que possa ser quantificada permitindo que os elementos sejam colocados em ordem crescente ou decrescente".(LOURENÇO, BAIOCHI e TEIXEIRA, p.34, 2012).

Estou pensando em várias atividades para realizar com os meus alunos envolvendo estes conceitos. Fiquem atentos pois logo pretendo postar algumas dessas atividades por aqui. Ok?

Abraços e uma ótima semana para todos!

Referências:

LOURENÇO, Edvânia Maria da Silva, BAIOCHI, Vivian Tammy. TEIXEIRA, Alessandra Carvalho. Alfabetização matemática nas séries iniciais: O que é? Como fazer?. Revista da Universidade de Ibirapuera. São Paulo, V.4, p. 32-39, Jul/Dez, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário