"O desafio é constituirmos a escola num outro tempo, num tempo da Atualidade, onde o foco no presente nos faria viver cada momento como um acontecimento, sem pretensões de somar o número de aprendizagens para quantificá-la ao final do ano letivo, onde a vivência do processo educacional fosse prazerosa cotidianamente. A mudança que se requer é no como vivenciamos, os tempos de aprendizagem e pedagógico independentemente do tempo de permanência que temos, alunos e alunas, professores e professoras, na escola." (OLIVEIRA et al. p. 10, 2009)
Na última semana na interdisciplina de Representação do mundo pelos Estudos Sociais, realizamos uma reflexão sobre os tempos e espaços escolares.
Com base no texto de Oliveira et al. (2009) tivemos a oportunidade de compreender como o tempo e o espaço tem sido historicamente organizado nas instituições escolares e quais objetivos eram almejados com essa organização. Assim dentro da organização de tempos e espaços da escola, na Modernidade foi possível visualizar que os alunos eram hierarquizados com objetivo de homogeneização das turmas. Pois era necessário que todos se encontrassem no mesmo ponto de desenvolvimento para ocupar um determinado lugar em um determinado espaço.
As autoras então, nos provocam a pensar que na Atualidade deveríamos repensar essa organização do tempo e do espaço, com objetivos apenas mensuráveis de quantificação das aprendizagens, e pensarmos quais possibilidades poderiam ser construídas para que pudêssemos como professores e alunos nos relacionarmos de uma forma diferente com tempo e o espaço, vivenciando processos pedagógicos de mais qualidade, como na citação que eu trouxe para abrir essa postagem.
Referências:
OLIVEIRA, Cristiane
et al. Questões sobre o tempo no espaço escolar. Disponível em: <http://www.ufjf.br/espacoeducacao/files/2009/11/cc07_1.pdf>
Acesso em 20 set. 2016.
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