segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Sobre o ensino de Geografia e Cartografia na Educação Infantil

Na disciplina de "Representação do mundo pelos estudos sociais" refletimos sobre a importância do trabalho com Geografia e Cartografia no ensino básico.

A partir da leitura de um texto escrito por Catrogiovanni e Costella, pude compreender que é a Cartografia que instrumentaliza os sujeitos a lerem o mundo de forma mais complexa, pois oportuniza, em parte, a interação significativa com os símbolos que dele fazem parte.

Os autores também nos provocam a pensar que a Geografia ensina a ler o mundo com o auxílio da Cartografia através da abstração espacial

Após trazer exemplos práticos de atividades realizadas com alunos sobre o ensino de Geografia através da Cartografia os autores concluem o texto com a seguinte afirmativa:

"Conhecer é um processo de investigação e descoberta individual, cabe ao professor provocar esse ato"

Fiquei então pensando como professora de educação infantil, quais atividades eu poderia oferecer para os meus alunos que desenvolvessem habilidades voltadas para o trabalho com noções espaciais utilizando elementos da Geografia e da Cartografia. Seria possível?

Logo lembrei que uma atividade que realizo semanalmente com meus alunos consiste em caminhadas pelos arredores da escola, onde conversamos sobre os diferentes elementos que compõe o contexto do entorno escolar.

Assim desejo potencializar esses momentos, com base nos elementos do texto. Estou planejando construir uma maquete com meus alunos para representarmos os elementos que observamos em nossos passeios semanais.

Assim que a atividade for realizada posto aqui algumas fotos para contar como foi? Certo?

Uma ótima semana para todos...

Referências:

CASTROGIOVANNI, Antonio; COSTELLA, Roselane. Geografia e a cartografia escolar no ensino básico: uma relação complexa - percursos e possibilidades. In: SEBASTIÁ, Rafael; TONDA, Emilia. La investigación e innovación en la enseñanza de la Geografía. Alicante: UNE, 2016, p.15-26.


Nenhum comentário:

Postar um comentário