sábado, 3 de setembro de 2016

Reflexão sobre avaliação das aprendizagens!



Essa semana voltamos as atividades do segundo semestre! Voltamos cheias de expectativas, novidades, medos, alegrias... Assim fomos acolhidas pelas professoras e pela equipe de tutores do seminário integrador IV, com uma conversa para poder tirar dúvidas e planejar o semestre que vem aí!

Uma das discussões realizadas foi relativa ao "worckshop de aprendizagens" e as avaliações realizadas por nossos pares- ou seja- nossas colegas do curso de Pedagogia.

É interessante refletir como a avaliação ainda parece um assunto tão controverso e que gera tantos debates... Ao pesquisar um pouco mais sobre essa temática lembrei da discussão proposta por Cipriano Luckesi sobre "avaliação da aprendizagem". Segundo Luckesi o ato de avaliar tem como objetivo diagnosticar uma experiência e escolher estratégias para obter um resultado mais satisfatório. Assim na "avaliação da aprendizagem", o instrumento utilizado deve possibilitar que o professor tenha elementos para refletir sobre como as aprendizagens dos seus alunos estão ocorrendo e quais estratégias eu devo desenvolver para produzir aprendizagens mais satisfatórias.

Penso que a experiência do "worckshop de aprendizagens" pode se constituir como um exemplo importante disso que Luckesi nomeia como "avaliação da aprendizagem".

Outro elemento importante na reflexão de Luckesi sobre avaliação é a distinção que ele realiza sobre: exame e avaliação. Segundo o autor nossas escolas tem realizado mais exames do que avaliação. O autor justifica essa afirmação explicando as principais diferenças entre o ato de examinar e o ato de avaliar, que são:

EXAMINAR
AVALIAR
Pontual
Não pontual/ Leva em consideração o processo
Classificatório
Dinâmica
Seletivo/ excludente
Includente

Vale a pena assistir esse vídeo para seguir refletindo sobre as questões apontadas por Luckesi:



DESEJO UM ÓTIMO SEMESTRE PARA TODOS NÓS! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário