Uma das discussões suscitadas em aula e que me despertou bastante interesse refere-se ao pensamento crítico e o pensamento dialógico.
Segundo a discussão realizada em aula o pensamento crítico é aquele que permite o diálogo, na medida em que estabelece regras comuns para justificar o que é dito. Em contrapartida o pensamento dialógico é um pensamento que não permite o diálogo, ele seria um monólogo.
Também estudamos a estrutura de um argumento, que deve ser construído a partir de duas partes básicas:
1- PREMISSA - Aquilo que justifica a conclusão.
A premissa significa a proposição, o conteúdo, às informações essenciais que servem de base para um raciocínio e que levará a uma conclusão.
2- CONCLUSÃO- Aquilo que se quer justificar.
A conclusão, é o que desejamos argumentar, a partir do que foi exposto na premissa, podemos argumentar no sentido de concluir nossas afirmações e também realizar uma pequena reflexão a partir do que foi dito/escrito.
Após tantas reflexões importantes para qualificar nossas postagens, lembrei de uma citação do professor Paulo Freire, onde ele fala da importância da curiosidade, pois seria esse sentimento segundo o autor que nos moveria em busca do conhecimento. Assim encerro essa postagem com a reflexão de Paulo Freire, lembrando da importância de cultivarmos nossas curiosidades para qualificarmos ainda mais o nosso processo de formação.
Olá! O texto e conteúdo da postagem transmitem o que você está conseguindo pensar e aprender sobre tudo o que estamos discutindo nesse primeiro momento do Seminário Integrador! Continue se esforçando! A conexão entre o conteúdo e o pensamento de Paulo Freire contribuem para a nossa compreensão do conteúdo apresentando!Parabéns!
ResponderExcluirRenata, amei essa idéia de poder participar do blog das colegas e lendo suas postagens. E lendo sua postagem consegui entender mais o que foi passado em aula, mesmo não podendo ter ido neste encontro, gosto muito de como tu coloca as tuas palavras e as sugestões que tens dado ao meu blog! Parabéns
ResponderExcluir