terça-feira, 4 de dezembro de 2018

A escola e suas engrenagens (CONCEPÇÃO 9)

Um dos primeiros textos estudados no curso de Pedagogia e cuja discussão e estudo me fez repensar a escola e suas funções foi o texto "A maquinaria escolar" escrito pelos pesquisadores Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria. O texto ao reconstruir um pouco da história da instituição escolar mostra que:

"Aqui se procurará mostrar que a escola primária, enquanto forma de socialização privilegiada e lugar de passagem obrigatória para as crianças das classes populares, é uma instituição recente cujas bases administrativas e legislativas contam com um pouco mais do que um século de existência" (Julia Varela e Fernando Alvarez- Uria)

A partir da leitura deste, pude compreender a escola moderna como uma INVENÇÃO. Que teve sua criação a partir de um conjunto de dispositivos(definição de um estatuto da infância, emergência de um espaço físico destinado para educação das crianças, aparecimento de um corpo de especialistas, destruição de outros modos de educação, institucionalização propriamente dita da escola) e com base em um objetivo.

Ao entender que a educação escolarizada foi institucionalizada com base nesses dispositivos e com um objetivo especifico, me pergunto: Poderíamos pensar a Educação escolarizada de outros modos?

Ao longo do curso muitas questões me fizeram repensar a instituição escolar e ao longo dessa postagens algumas delas forma revisitas como: o lugar da infância, o professor reflexivo, o trabalho com projetos de aprendizagem e o uso de tecnologias. Todas essas mudanças podem nos ajudar a recriar a escola como uma instituição que olha para todos os alunos e os ajuda a avançar em seus conhecimentos sem para isso precisar apagar a sua singularidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário