segunda-feira, 3 de julho de 2017

Discutindo sobre a qualidade na Educação: acesso e permanência

            Essa semana na interdisciplina de Organização e Gestão da Educação, fomos convidadas a assitir um programa realizado pela TV escola sobre o tema da qualidade da Educação. São algumas reflexões suscitadas a partir do programa que compartilho com vocês hoje.  Após ver o programa percebi o quanto o conceito de qualidade na educação é bastante polissêmico e um campo de disputa e de fortes relações de poder. A professora Dalila de Oliveira destacou que a qualidade em um país tão desigual como o Brasil passa por políticas de acesso cada vez mais ampliadas e inclusivas. 
           Outro elemento importante relativo a qualidade destacado pelo professor Luís Dourado, no programa, refere-se a considerarmos sempre que pensamos em qualidade da educação, atentarmos para as fortes assimetrias entre regiões brasileiras e entre os sistemas de ensino. O professor também refere-se aos fatores intra e extra escolares que devem ser considerados. Como fatores intra escolares Dourado destaca: bons professores, infraestrutura e livros didáticos, por exemplo. E por fatores extra –escolares Dourado vai destacar às condições de vida dos alunos e de suas família, seu contexto social e cultural.
             Assim precisamos como futuras pedagogas estarmos atentas para a discussão sobre qualidade na educação e buscar compreender quando essa discurso está circulando: quem está falando? De onde? E com que interesse? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário