segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

Multiplicação e divisão na Educação Infantil

Nessa semana fomos desafiadas a refletir sobre como trabalhamos com os conceitos de multiplicação e divisão com nossos alunos. 
Confesso que quando li a propostta fiquei assustada e meu susto foi pois eu tinha certeza de que não trabalhava com multiplicação e divisão com meus alunos, afinal sou professora da Educação Infantil. 
Depois comecei a refletir e me dei conta de que em vários momentos da minha prática docente provoco meus alunos a refletirem e criarem hipóteses que envolvem sim operações de multiplicação e divisão.
Durante o lanche, por exemplo quando as bolachas do pacote que estava separado para nossa turma estão acabando e temos por exemplo 10 bolachas e 5 alunos ainda querem, eu peço para que eles dividam. E mesmo sendo muito pequenos eles conseguem realizar a atividade com sucesso.
Após a leitura do texto, selecionado para essa semana, desejo potencializar as atividades que já desenvolvo com meus alunos, dando foco para duas ações que são apontadas na leitura: O jogo e a resolução de problemas.
Segundo o texto o jogo é uma atividade propicia para introduzir o trabalho com campos conceituais pois através dele as crianças estão mais livres das exigências habituais e podem se valer de todo tipo de procedimento.
Ainda na abordagem de campos conceituais é importante assumirmos a compreensão de que o que está em jogo na resolução de um problema deve vir antes da sistematização de um procedimento para solucioná-lo. Assim não é porque os alunos estão na Educação infantil e não conhecem as operações formais de multiplicação e divisão que eles não possam resolver pequenos desafios que envolvam esses campos conceituais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário