"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da
música não começaria com partituras, notas e
pautas. Ouviríamos juntas as melodias mais
gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos
que fazem a música. Aí, encantada com a
beleza da música, ela mesma me pediria
que lhe ensinasse o mistério daquelas
bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas.
Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas
são apenas ferramentas para a produção da
beleza musical. A experiência da beleza tem
de vir antes".
Rubem Alves
Todas as fotos utilizadas possuem autorização para sua utilização
Faço essa reflexão a partir das discussões realizadas na disciplina de musicalidade e de experiências que tenho realizado como docente na Educação Infantil, a partir do material que temos estudado nessa disciplina.
A atividade retratada pelas imagens consiste em uma experimentação livre realizada pelos alunos por instrumentos musicais.
Para muitos alunos este foi o primeiro contato com vários dos instrumentos oferecidos, então ao invés de apresentar os instrumentos e "ensina-los" como utilizar, preferi oferecer de forma livre para que estes experimentassem o som que cada um produzia.
Junto com o som dos instrumentos, ouvia-se risadas de alegrias dos alunos a cada som emitido pelo instrumento escolhido.
Como nos fala Rubem Alves na atividade escolhida para abertura dessa postagem: "A experiência da beleza tem de vir antes."
Que linda postagem! As crianças retradas musicalizando. A musicalidade na educação apresenta esses desafios, excelente experiência! Adoro acompanhar o teu blog! Parabéns!
ResponderExcluir