domingo, 19 de junho de 2016

Música na Educação Infantil


"Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntas as melodias mais gostosas e lhe contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela mesma me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes". 
Rubem Alves





Todas as fotos utilizadas possuem autorização para sua utilização

Faço essa reflexão a partir das discussões realizadas na disciplina de musicalidade e de experiências que tenho realizado como docente na Educação Infantil, a partir do material que temos estudado nessa disciplina. 
A atividade retratada pelas imagens consiste em uma experimentação livre realizada pelos alunos por instrumentos musicais.
Para muitos alunos este foi o primeiro contato com vários dos instrumentos oferecidos, então ao invés de apresentar os instrumentos e "ensina-los" como utilizar, preferi oferecer de forma livre para que estes experimentassem o som que cada um produzia.
Junto com o som dos instrumentos, ouvia-se risadas de alegrias dos alunos a cada som emitido pelo instrumento escolhido.
Como nos fala Rubem Alves na atividade escolhida para abertura dessa postagem: "A experiência da beleza tem de vir antes." 


Um comentário:

  1. Que linda postagem! As crianças retradas musicalizando. A musicalidade na educação apresenta esses desafios, excelente experiência! Adoro acompanhar o teu blog! Parabéns!

    ResponderExcluir