A postagem dessa semana é motivada pela reflexão que realizamos na disciplina de LIBRAS a partir do vídeo: "E se o mundo fosse surdo?"
O vídeo me fez realizar várias reflexões sobre acessibilidade. Então gostaria de compartilhar duas reflexões com vocês:
1- Sobre a importância da acessibilidade:
Ao ver a menina do vídeo buscando informações e sem conseguir obtê-las pois ninguém entendia sua língua, podemos refletir sobre as diferentes necessidades especiais e os desafios que as pessoas enfrentam diariamente. Desde pessoas surdas que não conseguem informações, em vários serviços, pois as pessoas não conhecem LIBRAS, até um cadeirante que não pode acessar vários lugares por não ter rampas, por exemplo.Penso que viver em um mundo em que as pessoas não falam a minha língua seria um grande desafio, pois como seres- humanos sentimos a necessidade de nos comunicar, como seria essa comunicação sem que as pessoas conhecessem a minha língua?
2- Acessibilidade é uma das chaves para a inclusão social.
Sem acessibilidade as pessoas se sentem excluídas por não poderem realizar as mesmas atividades que os outros com os quais convivem. Por exemplo um grupo de colegas de trabalho vai até um restaurante, mas um dos colegas é cadeirante e o acesso de rampas seria por um porta lateral. Esse colega não poder entrar com os seus amigos pela porta principal pode ser considerada uma forma de exclusão. Ao entrar no restaurante todos os colegas fazem o pedido em português, caso tenha um colega surdo e o garçom não conheça libras esse precisa escrever ou pedir apoio para um amigo que saiba, mais uma forma de exclusão. Com essa reflexão reafirmo a importância de ações voltadas para a acessibilidade como forma de ampliação da inclusão social.
Nenhum comentário:
Postar um comentário