domingo, 20 de março de 2016
Sobre o desafio de escrever...
Essa postagem é motivada pela discussão realizada na nossa primeira aula de Seminário Integrador III. Nessa aula tivemos a oportunidade de discutir sobre as nossas postagens realizadas em nossos Blogs- Portfólios.
A discussão estabelecida entre as colegas foi bastante interessante e produtiva e conseguimos estabelecer alguns critérios, que tinham como objetivo poder qualificar nossas postagens. Foi interessante perceber o quanto à opinião das colegas foram bastante distintas e como para nós torna-se difícil realizar uma discussão do que seria uma "boa" ou uma "má" postagem descolada do processo de avaliação.
Em vários momentos a discussão pareceu mais centrada na "nota" ou "conceito" com relação à postagem, do que propriamente uma reflexão dos critérios sobre a escrita. Podemos perceber o quanto uma herança de um sistema de avaliação, ainda colado em notas e conceitos é bastante forte para nós professoras. (Importante destacar que escrevo nós, pois também me peguei em vários momentos da discussão refletindo dentro dessa lógica).
Assim para qualificar a discussão estabelecida em aula, lembrei de um texto que tem me ajudado a refletir sobre como qualificar nossas produções escritas. O texto intitulado Anotações sobre a escrita (Alfredo Veiga-Neto), faz uma reflexão pertinente com base em três critérios: autoria, pertinência e critérios básicos para a qualificação de um projeto de pesquisa.
Sobre a questão da autoria , Alfredo Veiga-Neto problematiza: o uso da primeira pessoa no plural(no caso de textos com apenas um autor); uso do sujeito indeterminado; frases com o pronome na terceira pessoa do singular. Com relação a pertinência o texto reflete sobre a importância da escolha no foco do texto, com relação a escolha dos teóricos que escolheremos para apoiar nossas reflexões e com relação a escolha e a descrição metodológica de nossas produções. Por último o autor apresenta a sigla: RIR, que corresponde aos critérios para qualificação de um trabalho: relevância, ineditismo e realizabilidade.
Mesmo compreendendo que a discussão proposta no âmbito do texto citado, se refere a pesquisas acredito que os critérios apontados podem nos ajudar à refletir e qualificar nosso processo de escrita.
Termino então com as palavras de Veiga-Neto(2014, p.72):
"Alertar sobre as dificuldades não deve ser entendido como um desestímulo às tarefas que cada um tem à sua frente; ao contrário, as dicas servem para mostrar que nossas expectativas acerca do tempo e das reais condições disponíveis em geral são subestimativas otimistas"
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Renata, lendo sua postagem posso notar a tudo o que você quer passar com essa postagem, tendo clareza de linguagem e domínio do assunto escrito, acrescentando uma reflexão que da uma liga no assunto debatido e tendo assim a sua visão geral do assunto estudado em aula. Gostei muito da tua postagem apresentou argumentos e evidencias!
ResponderExcluir