terça-feira, 4 de dezembro de 2018

A relação entre o sistema de desenho e o sistema de escrita (CONCEPÇÃO 10)

O exercício realizado nesse semestre de retomar algumas das concepções que tínhamos ao ingressar no curso e poder revisita-las nesse semestre tem se constituído como um exercício extremamente importante que tem me ajudado a olhar para o meu percurso e perceber quantas aprendizagens forma construídas. Escolho para encerrar os destaques de 10 concepções a relação entre desenho e escrita. Lembro que quando iniciei o curso compreendia os processos de escrever e desenhar como ações distas e que possuíam pouca ligação. Porém a partir do estudo do texto: Ver, Criar, compreender escrito pela professora Analice Dutra Pillar pude repensar essa relação. Nas palavras da pesquisadora:

“O desenho começa como uma escrita e a escrita como um desenho”. 

Para sustentar tal afirmação Pillar  enfoca algumas relações entre os processos de desenho e de escrita. Para estabelecer essa relação ela toma como base as estratégias de representação construídas pelas crianças para se apropriarem desses sistemas. A autora apresenta no texto os estágios do desenho infantil a partir de Luquet que seriam: 1- Realismo Fortuito: A criança faz marcas na superfície pelo prazer visual. 2- Desenho voluntário: Tem intenção de representar o seu meio através do desenho. 3- Incapacidade sintética: Constrói formas diferenciadas para cada categoria de objetos. 4- Realismo Intelectual: criança procura se expressar de forma mais ampla e rica. 5- Realismo visual: criança busca desenhar o que percebe visualmente dos objetos. Após a criança diferenciar as marcas gráficas da escrita e da leitura ela começa a desenvolver ambos os sistemas, esse estágio é denominado pela autora a partir dos estudos de Emília Ferreiro como nível pré- silábico onde a criança inicialmente utiliza grafismos primitivos e depois começa a construir hipóteses relativas a: quantidade de letras, repertório e posição que ocupam. O próximo estágio seria o nível- silábico onde a criança estabelece uma relação entre a escrita e a pronuncia de palavras. Depois seria o nível silábico- alfabético onde a criança ao entrar em conflito com a hipótese silábico começa a compreender que precisa utilizar mais letras (estágio de transição). No nível alfabético a criança abandonaria o nível silábico e começaria a escrever um grafema para cada fonema.

A escola e suas engrenagens (CONCEPÇÃO 9)

Um dos primeiros textos estudados no curso de Pedagogia e cuja discussão e estudo me fez repensar a escola e suas funções foi o texto "A maquinaria escolar" escrito pelos pesquisadores Julia Varela e Fernando Alvarez-Uria. O texto ao reconstruir um pouco da história da instituição escolar mostra que:

"Aqui se procurará mostrar que a escola primária, enquanto forma de socialização privilegiada e lugar de passagem obrigatória para as crianças das classes populares, é uma instituição recente cujas bases administrativas e legislativas contam com um pouco mais do que um século de existência" (Julia Varela e Fernando Alvarez- Uria)

A partir da leitura deste, pude compreender a escola moderna como uma INVENÇÃO. Que teve sua criação a partir de um conjunto de dispositivos(definição de um estatuto da infância, emergência de um espaço físico destinado para educação das crianças, aparecimento de um corpo de especialistas, destruição de outros modos de educação, institucionalização propriamente dita da escola) e com base em um objetivo.

Ao entender que a educação escolarizada foi institucionalizada com base nesses dispositivos e com um objetivo especifico, me pergunto: Poderíamos pensar a Educação escolarizada de outros modos?

Ao longo do curso muitas questões me fizeram repensar a instituição escolar e ao longo dessa postagens algumas delas forma revisitas como: o lugar da infância, o professor reflexivo, o trabalho com projetos de aprendizagem e o uso de tecnologias. Todas essas mudanças podem nos ajudar a recriar a escola como uma instituição que olha para todos os alunos e os ajuda a avançar em seus conhecimentos sem para isso precisar apagar a sua singularidade.